sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Casados

Amor e paixão são sentimentos contrários, mas recíprocos e necessários em um relacionamento. Amar é uma questão de tempo. O primeiro passo é apaixonar-se. As pessoas não entendem e se apaixonam achando que estão amando e amam sem reconhecer que antes estiveram apaixonados. E toda essa confusão porque entende-se que paixão é algo ruín, pelo contrário, é bom e muito saudável para qualquer relação. Amor e paixão apesar de independentes, não se separam porque se completam.
Paixão é atração. Entrega. É fogo, exagero, paradoxo. Um sentimento explícito, tórrido, puro, avassalador, doce, insano e infantil. A paixão não enxerga defeitos alheios. É tudo o que sentimos e descrevemos. São todas as loucuras que manifestamos. É efêmera por ser exigente. Imprevisível. Instável.
Uma flor que precisa estar sendo sempre regada de mimos e cuidados. Surpresa! Um telefonema inesperado durante o dia. Uma rosa e um bilhete dizendo “eu te adoro” assim no meio da correria do trabalho. Um jantarzinho a luz de velas em casa mesmo. Um abraço inesperado no corredor da casa acompanhado de beijos e carinhos. Imprevistos. Nada de rotina.
Namoros e casamentos que tem somente a paixão como alicerce precisam tomar cuidado, pois por ser um sentimento instável, você é obrigado a estar praticando e se desdobrando para fazer algo diferente. Rotina é inevitável, mas se for constante a paixão acaba e o relacionamento desmorona.
Contrário a paixão, o amor é são, benigno, paciente, implícito, humilde, não arde em ciúmes, “não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. O amor jamais acaba.
O amor está nas entrelinhas do nosso dia-dia, amamos sem perceber. Amor está em você se arrumar sem fazer barulho para que o parceiro não acorde e descanse um pouco mais. É cuidá-lo com zelo na hora de uma necessidade. Ajuda-lo nas despesas. Acordar de madrugada e perceber que o companheiro precisa ser embrulhado com lençol. É ajudar um ao outro nos afazeres domésticos. Cozinhar juntos nos finais de semana... É rotina.
Um sentimento puro, maduro, nada ingênuo. Quem ama sabe a quem se está amando e mesmo assim não se importa, seja a pessoa amada um mau caráter, hostil ou insensível. Quem ama conhece e aceita os defeitos do amado e se compadece em ajudá-lo a melhorar, a torná-lo diferente.
Paixão e amor são semelhantes na pureza e na beleza, mas opostos em suas respectivas definições. Acrescentam-se e completam-se num casamento onde a paixão é o fogo que aquece o amor e o amor é o que estabiliza a paixão. Dessa forma o relacionamento se torna muito mais seguro, bonito, saudável. E não há nada melhor do que ser apaixonado pela pessoa que ama e amar a pessoa por quem é apaixonado. Essência de um romance perfeito! .

2 comentários:

Lívia Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lívia Mendes disse...

que audácia deliciosa a tua em falar de amor. a-do-rei. eu não me atrevo, é tão subjetivo e piegas que me deixa com medo.

beijão, kaat! SAUDADES!